O Campo Mourão está fazendo história no NBB CAIXA. Depois de bater o UniCEUB/BRBCARD/Brasília em plena capital federal, a equipe mourãoense foi até São Paulo e “causou” novamente. Com direito a bola da vitória de Cauê Verzola nos segundos finais, o time do interior paranaense superou o EC Pinheiros nesta terça-feira, de maneira emocionante, por 78 a 76, e conquistou seu segundo triunfo seguido fora de casa.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.
Tá na história: Com mais este expressivo triunfo, o Campo Mourão fechou o ano de 2016 com seis vitórias em 11 partidas (54,5% de aproveitamento) e cravou o melhor início de temporada de um time estreante na Liga Ouro na história. Esta campanha supera os começos de Rio Claro e Caxias, outros que vieram da Divisão de Acesso, em suas temporadas de estreia. Que marco!
Herói: O dono do jogo foi Cauê Verzola. Com arremesso de 2 pontos certeiro restando quatro segundos para o fim do jogo, o armador foi o grande herói da histórica vitória do Campo Mourão e coroou sua expressiva atuação na noite desta terça-feira, em que totalizou 21 pontos, sete assistências, seis rebotes e sonoros 26 de eficiência.
Fala aí: “Senti que estava confiante no jogo. Estamos sem o Betinho, que é um cara que costuma puxar mais os pontos da equipe, então chamei a responsabilidade. Já tive essa característica, de jogar de ala e arremessar mais. Senti confiança e a equipe toda me passa confiança. O crédito vai para todos. O Emerson fez a jogada, meus companheiros me deixaram em condição de arremessar, então o mérito é dividido”, disse.
Visitante indigesto: O Campo Mourão está se dando muito bem nos jogos fora de casa. Com esta vitória em São Paulo, a equipe do técnico Emerson de Souza somou sua quarta vitória em cinco jogos que fez como visitante neste NBB CAIXA (75% de aproveitamento). Este retrospecto é melhor do que das partidas em casa, em que ganhou somente duas das seis que disputou.
E agora: O Campo Mourão agora curtirá o bom momento e as festas de final de ano e só voltará à quadra em 2017, quando receberá o Mogi das Cruzes/Helbor no dia 06, no Ginásio Belin Carolo, às 20h15. O Mogi, por sua vez, será o próximo adversário do EC Pinheiros na competição, já nesta quarta-feira (21/12), novamente na capital paulista, às 16 horas.
Para lá de especial: Foi uma noite especial para o baiano Gemerson, do Pinheiros. Uma ação promovida pela Avianca, uma das patrocinadoras do NBB CAIXA, trouxe os pais do jogador diretamente de Lençois (BA) para assistir um jogo seu pela primeira vez na vida. Além disso, os pais nunca haviam viajado de avião e viveram uma experiência inédita.
Fala aí: Hoje infelizmente não consegui dar a eles a vitória de presente, mas certamente esse foi o melhor presente que eu poderia ter recebido. Gostaria de agradecer à Avianca e à LNB por essa oportunidade. Fiquei realmente muito feliz”, declarou Gemerson, que anotou 10 pontos e sete rebotes.
Garoto promissor: Atuando como titular em meio aos desfalques, o ala/pivô Wesley Andrade, de 22 anos, apareceu muito bem novamente. Bastante acionado no ataque e muito confiante, o jogador registrou um duplo-duplo de 15 pontos e 11 rebotes e foi um dos grandes nomes da bela vitória do Campo Mourão sobre o Pinheiros.
Precisou segurar: Para sair vencedor, o Campo Mourão precisou resistir à atuação de gala de Corderro Bennett. Em 36 minutos em quadra, o norte-americano registrou 23 pontos em 27 tentados (85,2% de aproveitamento), além de pegar sete rebotes e distribuir seis assistências, o que gerou 29 de eficiência.
Chama o Pastor: Com mão quente nas bolas de fora, o ala Vinícius Pastor acertou chutes importantes em momentos cruciais do confronto e também foi responsável pela vitória. No total, o atleta fez 18 pontos e ainda pegou seis rebotes (19 de eficiência).
Mais Pinheiros: O Campo Mourão até se mostrou mais solto no início da partida, em que chegou a abrir 9 a 4, porém, o Pinheiros mudou a história rapidamente. Com mais intensidade no ataque, a equipe da casa foi mais eficiente com a dupla Holloway e Bennett e não só virou o jogo como ainda abriu 13 pontos (26 a 13). No final, a vantagem dos paulistas terminou em 11 pontos ao final do período inicial: 28 a 17.
Reação mourãoense: O ritmo pinheirense seguiu alto, e com corrida de 10 a 4 nos primeiros quatro minutos, a diferença pulou para 17 pontos (38 a 21). Mas, depois disso, o time do Paraná se encontrou e voltou para o jogo. Com nítida melhora defensiva, o Campo Mourão recuperou o prejuízo e foi para o vestiário perdendo por apenas quatro pontos: 41 a 37.
Virada e emoção: O Campo Mourão passou à frente no placar e colocou fogo no jogo. Aproveitando muito bem as transições, a equipe do técnico Emerson de Souza venceu o terceiro quarto por 23 a 13 e caminhou para os dez minutos finais com seis pontos de vantagem: 60 a 54.
Pura pressão: Os paranaenses seguiram com ótima vantagem, entre seis e sete pontos. Depois de ver o Pinheiros reagir e cortar a diferença para um ponto (69 a 68), os comandados do técnico Emerson de Souza abriram oito pontos restando três minutos para o final do duelo (76 a 68) e colocou uma mão na vitória. Mas, o jogo ainda estava longe de acabar.
Dramático: Mesmo com o mau momento, o Pinheiros encontrou forças para reagir. E assim o fez. Sob o comando de Desmond Holloway, autor de cinco importantes pontos no minuto final, a equipe da casa empatou a partida (76 a 76) restando 25 segundos para acabar. Na posse do Campo Mourão, Cauê Verzola segurou a bola até o limite e, com quatro segundos para acabar, acertou um arremesso longo de 2 pontos e garantiu a vitória: 78 a 76.